quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

E todo dia...é dia de festa!

Já dizia o velho ditado "Quem procura acha" e de fato acha mesmo! Se procurar, todo dia há (houve e sempre haverá) um motivo (e muito bom) para comemorar. Não importa a data e qual o motivo de fato, porque para quem celebra, o motivo é importante, mesmo que outros não compartilhem da mesma opinião!
Hoje (05/01), o escritor e filósofo italiano Umberto Eco completa 80 anos. Autor de romances e ensaios aclamados no mundo todo, sua última obra O Cemitério de Praga vendeu mais de 90 mil exemplares e seus livros continuam influenciando pessoas e sendo referência para diversos trabalhos acadêmicos. Justamente por essa influência é que hoje é dia de festa! Eu me lembro que ler o livro O Nome da Rosa foi simplesmente uma experiência fantástica, é o tipo de livro que você acaba de ler e apesar do fim, ele continua em você! Depois ao ver o filme (final da década de 80) com Sean Connery interpretando William de Baskerville e o jovem Christian Slater como Adso foi como ganhar um presente inesperado! A vaidade intelectual de Baskerville é, sem dúvida, um charme a parte! E, por gostar muito dessa história, automaticamente esse carinho é transferido para o autor, numa mistura de admiração e respeito. E de repente, a gente se vê gostando de alguém que nem mesmo conhece...a gene gosta simplesmente por gostar! Anos depois (Nov./11), sua obra Cinco Escritos Morais foi utilizada na apresentação do nosso trabalho de conclusão do módulo do curso de especialização da USP sobre Ética e Cidadania voltadas para Educação. Homenageando tão ilustre escritor, gostaria de compartilhar um trecho de sua obra. Segundo Eco: "...aí está o desafio. Educar para tolerância adultos que atiram uns nos outros por motivos étnicos e religiosos é tempo perdido. TARDE DEMAIS. A tolerância selvagem deve ser, portanto, combatida em suas raízes, através de uma educação constante que tenha um início na mais tenra infância, antes que possa ser escrita em um livro e antes que se torne uma casca comportamental espessa e dura demais." 

Se de fato queremos um mundo mais tolerante e consequentemente mais humano, precisamos educar nossas crianças para tal, caso contrário, podemos até tentar educar os adultos, mas corremos o risco de chegarmos tarde demais! Por seus livros, sua visão sobre educação, sua contribuição e influência, sua generosidade em compartilhar suas idéias, hoje é dia de festa...dia de celebrar o aniversário desse professor!
Buon Compleanno Professore!
E você, o que te deixaria feliz ao celebrar hoje?

Nenhum comentário: