domingo, 5 de setembro de 2010

Reflexão no aniversário do P.H. - matemática é uma ciência exata?


Na semana passada, meu caro amigo professor matemático e doutor,  mais conhecido como P.H. completou mais um ciclo! Eu me lembro que em uma de nossas conversas ele me disse que matemática não é uma ciência exata. Posso constatar isso na feira - quando compro uma dúzia de bananas, sempre volto pra casa com 13 ou 14. A dúzia do mercado pode até ser 12, mas a do feirante, definitivamente não é! Segundo a bíblia (S. Mateus 14,13-21), cinco pães e dois peixes alimentaram cinco mil homens (sem contar mulheres e crianças!). Alguém dúvida? (I don't). A verdade é que, ao longo dos séculos, os seres humanos foram e ainda são absolutamente fascinados pelos números . As antigas civilizações - babilônios, egípcios e gregos sabiam dados sobre os números que ainda são pouco conhecidos hoje. Aliás, em tempos antigos a Matemática foi várias vezes considerada mágica. O próprio Pitágoras atribuiu uma certa religiosidade aos números! De fato os números são importantes e fazem parte da nossa rotina! E justamente alguns dias atrás eu andei "escorregando" em alguns números e acabei fechando as médias do pessoal do 2ºA (EM) erradas! SORRY! (Vocês podem checar suas notas fazendo um download da planilha no site http://www.4shared.com/document/QryRRusf/2A_2T.html
De qualquer forma não há como negar: Matemática é mais uma das linguagens que usamos para nos expressar - por isso, mesmo não sendo exata, precisamos usá-la corretamente!
Para o 2ºA, minhas desculpas. Para o P.H., parabéns - Feliz Aniversário! E muito obrigada!

Nenhum comentário: