sexta-feira, 30 de maio de 2014

"The Allegory of the Cave" got English, Literature and Philosophy together!

      According to our successful experience during the first quarter of the year, using two subjects in the same test, we have decided not only  keep doing it but also improve it by inviting another teacher to share it with us. And we got very thankful to our Philosophy teacher that promptly accept our proposal and contributed to a meaningful work. The test involved concepts of Philosophy that are also presented in Literature, displayed in a foreign language (in this case, English) and the result was a test whose subject just flows through it.
You learned that for a philosopher it is much more important to know oneself than to know the Works of others.
You could also learn that Philosophy is everywhere, including the Harry Potter books collection. According to Dumbledore, "it's our choices that show what we truly are, far more than our abilities."
As we wrote on the test, teachers Ingrid, Renato and I wish that your learning could be effectively. May it be the light that guides you and that will guide you throughout your life. May you can learn what pleases you most and mainly what you really need to.

Post Question: What's your opinion about the test? Was it more difficult or easier than a split version (separated test)? What subjects do you think it would be a good combination to participate in this Project? What theme would you like to have in your next test? Would like to be a philosopher? Do you think you know yourself?
 
Tip: To consolidate the discussion and all the work done about this theme, take a few minutes to watch this video. You can add English subtitles to it.

17 comentários:

Amanda disse...

Nome: Amanda Guedes 1ºB Nº:4

1)Quando soube que seria três matérias na mesma prova fiquei um pouco apreensiva, mas após a prova não achei tão difícil como imaginava.
2) Foi mais fácil, principalmente com as três matérias.
3)Eu acho que continuar com literatura, inglês e filosofia seria o ideal.
3)Um tema que eu gostaria de ter em meu próximo teste seria amizade.
4)Eu acho que não gostaria, mas gosto das aulas de filosofia.
5) Sim, acho que conheço a mim mesma.

Anônimo disse...

Giovana Helena Alves nº16 1º ano E

Eu achei a prova fácil porém complexa. Ela com certeza foi mais fácil do que seria caso os testes fossem separados para cada matéria. Numa futura prova a matéria história poderia ser acrescentada, já que o conteúdo que estamos vendo coincide bastante com o de literatura. Um tema legal para ser tratado em um próximo teste seria falar um pouco sobre culturas de diversos países, por exemplo.
Qualquer um pode ser um filósofo, desde que saiba organizar seus pensamentos e criar teses sobre um determinado assunto. Eu conheço a mim mesma, porém como todo mundo vive em constante mudança eu tenho que continuar a aprender um pouco mais sobre mim a cada dia que passa.

Leonardo Pichinin disse...

Leonardo Pichinin de Lima n°18 1°D
Eu acho o teste muito inteligente, pois consegue associar matérias, aparentemente diferentes, num mesmo assunto. Mais difícil, pois tem que associar as matérias numa única resposta. Seria uma boa combinação as matérias de química e biologia, pois essas matérias falam entre si, estão relacionadas.
Para um novo tema de projeto, acharia interessante a “teoria do conhecimento”, pois esse tema dispõe de muitas interpretações e de muito estudo.
Não gostaria de ser um filósofo, pois não conheço a mim mesmo e ainda tenho que adquirir muita inteligência e muita sabedoria para me tornar um filósofo. Para mim, faltam muitas experiências, para que eu me conheça e só assim saberei como reagirei em determinadas situações.

Unknown disse...

-Eu não tenho uma opinião definitiva sobre a prova, mas posso dizer que nunca tinha feito uma prova desse tipo, onde três matérias estão juntas e as três falando sobre o mesmo assunto, para falar a verdade é uma experiência diferente.
-Em minha opinião foi mais fácil, pois quando tem uma prova que as matérias estão juntas, temos uma criatividade maior para as respostas.
-Literatura, inglês e filosofia já são três matérias que combinam para esse projeto, não precisa de mais nenhuma, pois essas três matérias já têm uma ligação entre elas.
-Um tema legal e que eu gostaria de ter para a próxima prova é sobre esportes. Esportes é uma coisa legal de se aprender.
-Para falar a verdade não, eu não gostaria de ser um filósofo, pois em certas coisas eu não me conheço bem.

Henrique Oliveira Tardioli
Número: 11
1º ano D

Estela disse...

Estela Gomes Sanches n°8 1°E EM


What's your opinion about the test? Was it more difficult or easier than a split version (separated test)? What subjects do you think it would be a good combination to participate in this Project? What theme would you like to have in your next test? Would like to be a philosopher? Do you think you know yourself?

I think the test was very interesting, because of the way the teachers were able to match these three different subjects into one single test.
I think it was easier than a split version, because I could relate the three subjects and understand more each one of them.
I think History would be a good combination to participate in this Project, because the teachers Rafael and Ingrid are talking about the same historical moment in their classes.
I would like to see a royalty related theme in our next test.
I would like to be a philosopher, because I think it would be very nice to know and understand more about myself and the society.
I think that, as I grow older, I'm getting to know myself a little bit better.

Renata Gardziulis disse...

I really liked it, I've never done a test like this until this year. I thing is easier, even to understand the task and to answer. Maybe History, we're studing almost the same in History and Litterature, is a nice mix. No, I wouldn't, I like it to study or to discuss, but more than once I get too confused with my thoughts haha. I think no one does, we do not pay attention, for ex., how we act when we are angry, but the others do. they can see it in how we speak for ex.

Hélio Vitor Dos Santos Filho disse...

Eu sinceramente gostei do teste apesar de não concordar com uma prova de diferentes matérias juntas. Eu achei o teste de mais de uma matéria junta, difícil mais até do que a separada. Bons assuntos para participar do projeto são assunto atuais pondendo ser também problemas comuns e muito presentes na sociedade, um bom tema seria os maleficios causados pelas drogas. Eu apesar de admirar os antigos filósofos não gostaria de ser um até porque para ser um filósofo é necessário conhecer a si mesmo e eu acho que ainda não me conheço o suficiente.

Rafaela Costa 1ºC disse...

O teste foi agradável de fazer, embora tivessem 3 matérias envolvidas. Achei que foi mais facil do que separadas matérias, pois englobou todos os assuntos de um jeito simples. Um bom assunto pra participar do projeto seria biologia, por conter um pouco de muitos assuntos. Eu nao gostaria de ser filosofa pois acho que não levo jeito e não gosto muito, embora eu conheça muito a mim mesma.

Monize Franco Pattaro disse...

Eu achei essa prova facil! É, na minha opinião, mais facil de responder esse tipo de prova (com todas as materias juntas) do que as normais, pois vc sempre entende melhor uma matéria do que outra... Porem você precisa estudar para três provas, o que é mais cansativo...
Acho que além das matérias que ja participam poderia entrar historia ou gramática.
Para proxima prova seria legal se o tema fosse musica.
Sim eu gostaria de ser uma filosofa (mas não como profissao...) e eu acho que me conheço.

Rafaelluz99 disse...

Rafael luz 23 1ºD

Na minha opinião, o teste foi meio dificil, mas é assim que deve ser;conseguiram juntar as 3 matérias, o que dificultou para muitos.Por mim, foi mais difícil, pois tinha algumas palavras que não consegui entender, e me confundi um pouco.Eu gostaria de descontrair um pouco, por exemplo, futebol ou algo do tipo.Talvez sobre o melhor jogador do mundo (Cristiano Ronaldo na minha opinião. Acho que não gostaria, penso em profissões diferentes.Não totalmente, mas creio que conheço maior parte! =D

Anônimo disse...

Isabella Pitol nº13 1ºD

Eu achei interessante o jeito que vocês, professores, conseguiram juntar as 3 matérias. A prova não estava difícil.
Foi mais fácil do que provas separadas.
Talvez gramática seria uma boa matéria para ser inclusa.
O próximo tema com certeza poderia ser Harry Potter.
Sim, eu gostaria de ser uma filosofa, mas não dá dinheiro nos tempos atuais.
Conheço muito bem a mim mesma.

vitor monreal giovannone disse...

Minha opinião do teste é que ele foi muito bem feito e me ensinou coisas que posso levar para toda a vida.E na minha opiniao esse teste foi bem facil porque envolveu matérias que eu sabia e tinha estudado muito.E uma outra matéria que eu acho que podeira ser colocada é gramatica , pois ficaria uma prova muito bem instrutiva.E no próximo teste eu gostaria que não tivesse muitas questões sem ter relacão com o texto dado na prova.Eu não gostaria de ser filosofo , porque tenho outra coisa que gostaria de ser.E sim eu acho que eu me conheço.

Leonardo Escudeiro Goes n°18 1°C disse...

1-O teste foi muito bom, a linguagem e seu conteúdo foram muito bem aplicados.2-O teste foi mais difícil de ser feito, pois havia mais conteúdo envolvido, mas facilitou, pois só fizemos um teste em vez de dois.3-Um assunto que também combinaria seria história , pois combina muito com filosofia ou com inglês(mostrando a história da língua).4 - Política seria um bom assunto para o próximo teste, pois é algo que é muito interessante e importante.5- Não, o pensamento do filósofo é muito elaborado, diferente dos meus, isso tornaria difícil me tornar um filósofo.6-Sim, pois eu me conheço e sei o que eu faria em certas situações, e sei como eu penso.

Unknown disse...

Achei muito bom. Foi mais fácil, pois uma matéria acaba puxando a outra em algum aspecto. Historia, filosofia, literatura e inglês. Esportes. Não. Não conheço a mim mesmo, pois nunca sei como vai ser as minhas reações.

Anônimo disse...

Juliana Costamilan n 23 1E
1-a prova foi muito bem elaborada, pois conseguiu juntar as tres materias sem focar muito em uma so
2-é mais facil pois se voce nao é bom em uma materia a outra ajuda
3-Ingles, literatura, historia ou sociofilosofia
4-nao tenho nada em mente, porem ate agora todos os temas foram bons
5- nao pois é um trabalho que exige muita visao angular que é uma coisa dificil de se alcancar
6-nao, ainda acho que sou muito nova para me conhecer

Beatriz Gascon disse...

Beatriz Gascón Lourenço 1B n:07
-WHAT IS YOUR OPINION ABOUT THE TEXT?
Eu gostei muito do texto, apesar de achá-lo complexo pela sua subjetividade é extremamente inteligente,já que,de certo modo, simplifica uma teoria complicada por meio de uma metáfora.
-WAS IT MORE DIFFICULT OR EASIER THAN A SPLIT VERSION(SEPARATED TEST)?
Foi mais difícil do que uma prova separada ,já que em algumas questões foi necessário fazer uso das habilidades de relacionar uma matéria com a outra e,no meu caso,foi mais complicado já que quase que não tenho a sensibilidade necessária para relacionar assuntos.
-WHAT SUBJECTS DO YOU THINK IT WOULD BE A GOOD COMBINATION TO PATICIPATE IN THIS PROJECT?
Acho que história seria um bom tema, pricipalmente nesse trimestre em que a ssunto é o mesmo discutido em literatura e é similar em sociofilosofia.
-WHAT THEME WOULD YOU LIKE TO HAVE ON YOUR NEXT TEXT?
renascimento cultural e urbano, forma de pensamento medieval versus forma de pensamento atual,influencia do teocentrismo e do antropocentrismo na mentalidade e na forma de expressão da sociedade medieval versus as mesmas influencias na mentalidade e na forma de expressão da sociedade atual.
Também seria interessante se o tema da próxima prova fosse sobre as eleições.
-WOULD YOU LIKE TO BE A PHILOSOFER?
Eu gosto muito da matéria e já me considero filósofa pois não é preciso ir para a faculdade e se formar em filosofia para ser um filósofo.
-DO YOU THINK YOU KNOW YOURSELF?
Isso é algo que eu considero extremamente relativo apenas pelo fato de que eu acredito haver muitas partes do meu cérebro e do meu corpo que nem cientistas conseguiram descobrir ainda,todavia,emocionalmente acredito me conhecer porém de um modo superficial.

Mariana disse...

Mariana F. Xavier n°23 1°ano B

What's your opinion about the test?
Eu achei essa mistura de matérias uma ideia inovadora, pois deixa claro que por mais distintas que uma matéria pareça ser, elas estão interligadas.

Was it more difficult or easier than a split version (separated test)?
Eu achei que foi uma prova normal, talvez um pouco assustadora, afinal haviam 3 notas em jogo, mas na "hora H" foi muito tranquilo.

What subjects do you think it would be a good combination to participate in this Project?
Eu acho que história seria uma boa opção, pois tem uma ligação muito forte com Literatura e Filosofia, além de ser possível de trabalhar essa matéria em inglês.

What theme would you like to have in your next test?
Acho que a evolução das músicas em relação ao período histórico e cultural seria bem interessante.

Would like to be a philosopher?
Não.

Do you think you know yourself?
Eu acho que não, existem muitas coisas sobre mim que eu não tenho certeza, afinal, acredito que para isso seria necessário passar por todas as situações possíveis, o que é impossível.