quinta-feira, 4 de abril de 2013

Graduation Ceremony


Thank you very much!

Muito obrigada!


Aproveito esse espaço para agradecer aos alunos formandos de 2013 do 3ºE pelo carinho da escolha de vocês. Foi um prazer participar da cerimônia de formatura e foi uma honra poder ser a oradora dos professores, apesar de ser uma tarefa difícil ter que transmitir todo o nosso apreço por vocês, em tão poucas palavras, em um espaço curto de tempo e para tantas pessoas que estavam conosco no teatro Paulo Machado de Carvalho. Para poder realizar tal missão, fui à busca do auxílio do professor Flávio, convidando-o para fazer o discurso junto comigo. E para a minha sorte e o deleite de todos os presentes, ele prontamente aceitou. Usando as palavras da poetisa Cora Coralina e do professor Luiz Schettini Filho, nós escrevemos um texto e a pedido de alguns de vocês, vamos disponibilizá-lo aqui. Mais uma vez obrigada pela confiança nesses 3 anos juntos e que daqui pra frente você consigam galgar degraus ainda maiores e que no meio de toda a novidade que essa fase irá trazer, vocês possam encontrar um tempinho para vir até o colégio, contar as boas novas e sobretudo, trazer um abraço para amenizar a saudade! Nós aqui vamos continuar na torcida, sempre! Sucesso!


Discurso da Cerimônia de Colação de Grau do Formandos de 2013.

Boa noite a todos. [...]
Gostaríamos de deixar uma mensagem aos nossos alunos formandos para que eles possam compreender que suas atitudes, por mais simples que pareçam, podem fazer toda a diferença para si mesmo e para outros.
Esqueci algumas coisas. A memória, às vezes falha. Também é só memória. O amor, por exemplo, com o tempo se fortalece. Quando tudo falhar, lembre-se de que o amor nunca falha.
Apesar de todos os desencontros nas relações com as pessoas não pensem que será impossível amá-las, até porque, quando negamos amor ou outro, antes estamos negando a nós próprios.
Enquanto castigamos o outro, deixando de amá-lo, estamos na realidade, subtraindo os nutrientes à nossa própria vida. A vitória não é vitória quando destrói o outro, mas quando o recupera.
E, por fim, nunca esqueçam, que muitos dos nossos medos são fantasmas que desaparecerão com o exercício da esperança.
As pessoas são como joias expostas em uma vitrine. É verdade, que umas têm mais destaques que outras. Há as que têm maior presença, enquanto outras passam quase despercebidas. Há, no entanto, um aspecto em que são iguais: todas são de ouro. Nisso não diferem.
 Se você tiver apenas um colo, um braço, uma palavra, um silêncio, uma alegria, uma lágrima, um olhar, um desejo ou um amor para oferecer...não tenham dúvida, isso muitas vezes basta! É o suficiente para a grande maioria, portanto, não subestime a capacidade de suas ações. Quem nos traz essa lição é, por definição de Carlos Drummond de Andrade, um dos seres humanos mais sensíveis e belos que nosso país comtemplou, a poetisa Cora Coralina.
Portanto, emprestando o poema dessa ilustre brasileira, intitulado Saber Viver, gostaríamos de reforçar:
“Não sei... se a vida é curta
ou longa demais para nós, 
mas, sei que nada
do que vivemos tem sentido, 
se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
o colo que acolhe, 
o braço que envolve,
a palavra que conforta,
o silêncio que respeita,
a alegria que contagia,
a lágrima que corre,
o olhar que acaricia,
o desejo que sacia,
o amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira,
pura enquanto ela durar...”

Que ela possa durar o suficiente para que vocês possam genuinamente descobrir que ser feliz é muito mais simples do que se imagina e assim, quando nos encontrarmos novamente, que a narrativa dessa descoberta seja nossa companheira em longas prosas. Por que com certeza nós vamos nos encontrar...logo ali, depois da curva! Até lá, nós, os professores do colégio Eduardo Gomes desejamos que todos vocês sejam muito felizes.
Obrigado.

Nenhum comentário: