terça-feira, 22 de maio de 2012

Selos, magistério e satisfação em aprender!

Selos sempre foram interessantes porque muito mais do que simplesmente comprovar o valor pago pelo serviço do envio da correspondência, eles também desempenham um papel social com campanhas como essas: "Toda criança na Escola" e a "Valorização do Magistério".

Levando-se em consideração que o ano é 1998, podemos afirmar que há mais de 10 anos o governo já estava empenhado em valorizar o trabalho realizado pelo docente na sala de aula. (Ninguém pode dizer que o governo não tenta!). Mas a questão aqui é outra...dez anos depois, quais são os frutos, quais são os resultados dessa e de outras campanhas? Será que podemos dizer que o professor é, atualmente, reconhecido pelo seu trabalho? Acredito que depende do ponto de vista. Com certeza alguns alunos valorizam o trabalho desenvolvido pelo seu professor e demonstram isso através de suas atitudes. Porém também temos alunos (e até mesmo a comunidade) que não compartilham dessa visão. O grande problema é que esse segundo grupo parece ser a grande maioria. O problema ainda se agrava quando a falta da valorização atravessa a linha tênue do respeito, o que pode comprometer a relação entre professor-aluno e todo o processo de ensino-aprendizagem. E quando isso acontece, todo o propósito da educação se perde e a função da escola passa a ser apenas servir como um ambiente para a convivência social, como o clube ou o parque da cidade. Quando isso acontece, é a derrocada da sociedade! Mas como quase tudo na vida, esse quadro pode ser revertido, mas demanda além de muita boa vontade, um grande esforço em conjunto de todos os envolvidos. Se estamos tentando, a mais de uma década, valorizar o magistério e ainda falta muito...talvez já esteja na hora de adotar outras estratégias para que de fato esse objetivo possa ser atingido.
1) Em sua opinião, o que poderia ser feito para que o magistério recebesse a devida valorização? 2) Observando a "carinha" dos alunos dos selos acima, impossível não notar todo o interesse e satisfação em aprender que eles estão expressando. Acredito (e realmente espero) que vocês já tenham participado de aulas como essa. Descreva uma delas, uma aula na qual você já tenha ficado com essa "carinha" de satisfação ao aprender algo que você tenha considerado interessante.

Nenhum comentário: