quarta-feira, 22 de junho de 2011

Férias de julho - quase lá! My wish for you!


Hi everybody!
June is at the end and the school is getting ready for the vacation period. I hope you can get yourself ready for this rest period and I do wish you could enjoy it as much as you deserve! But above all that, I wish you could come back later very renewed and with a lot of energy to end up the year in a very productive way! And in a very good humour for being approved!
So, that's what i'd like to wish for you:

 See you in August! Lots of sun and new friends for your vacation!

Jogos Olímpicos - uma lição a ser aprendida

Amanhã teremos mais um dia histórico! Em 23 de junho de 1894, o francês Barão de Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional (COI) junto com representantes de 15 países. Provável autor de "o importante não é vencer, é competir", ele resgatou a tradição olímpica dos gregos. Dois anos depois, em Atenas, começavam os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Daqui um ano o mundo estará voltado para a capital Inglesa. Londres será o centro das atenções e será sede da trigésima Olímpiada da Era Moderna. A festa promete e como todos sabem, os ingleses são famosos no mundo inteiro por sua impecável pontualidade e por sua organização invejável. Logo em seguida, a bola será passada para o Brasil e a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro terá o prazer de receber os atletas de todas as partes do mundo para a trigésima primeira Olímpiada. Vamos torcer para que o evento em Londres/2012 venha a ser uma fonte de inspiração para o comitê brasileiro e principalmente possa ser um modelo para copiarmos o que de fato funcionou e mudar, para melhorar, o que não correspondeu as expectativas. No final, além da torcida pela nossa equipe verde-amarela, fica aqui a nossa torcida para que em ambos os eventos todos possam presenciar e participar de um espetáculo insquecível e que cumpra com sua função: a integração dos povos através do esporte!

sábado, 18 de junho de 2011

Trabalho concluído na PUC

Finalmente estamos reunidos (o meu grupo de trabalho é o Armando - Geografia, a Elaine - História e o Wanderlei - Química). O começo foi meio lento (com direito a bolacha recheada de chocolate da Rep. Tcheca), afinal o frio pediu por um café primeiro. Em seguida fomos pesquisar o material que utilizaríamos no nosso curso. Trabalhar no Moodle foi muito legal! E mais interessante ainda foi ver o curso tomar forma. Ele foi desenvolvido para alunos do EF e EM para discutirmos sobre o ambiente e a sustentabilidade. O curso foi montado em 3 módulos: recursos hídricos, poluição atmosférica e energia nuclear. Nossa intenção é a implantação do curso para o 2º semestre no nosso colégio e aos poucos introduzir a EaD como mais um recurso para contribuir com o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do nosso dia adia. Vai funcionar? Ainda não sabemos, mas uma coisa é certa...nós terminamos o trabalho e ficamos contente com o resultado final (nossos amigos do curso também gostaram da nossa apresentação...e olha que a nossa foi a última!). Com certeza haverá mais posts depois de agosto relatando nossa experiência! Aguardem!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nossa querida Língua Portuguesa - Responsório de Santo Antônio


Hoje é o dia dedicado a esse santo português que é famoso no mundo todo. Santo Antômio faz parte das tradições populares do nosso país e independente da questão religiosa, a figura de Santo Antônio inspira jovens enamoradas de todos os cantos do país para continuarem na busca do seu príncipe encantado. Conto de fadas a parte, esse post, além de homenagear a figura de Santo Antonio, presta também uma homenagem a sua origem e publica o Respónsório de Santo Antônio escrito de forma belíssima, o que por si só, já é uma homenagem e tanto a nossa querida língua portuguesa. E cá entre nós, bem que a nossa língua merece!

Responsório de Santo Antônio
Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio,
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido.
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.